☁️Migração API
Nesse caso, o cliente precisa fazer o que chamamos de downgrade, deixar de ser WABA para voltar a ser WEB. Para isso ele precisará solicitar a antiga empresa onde o número está atualmente para desativar o 2FA (autenticação de 2 fatores), e fazer o downgrade. Para realizar o downgrade ele precisará estar há 30 dias sem enviar Templates. E quem faz todo o processo é a empresa, onde o número está alocado hoje, quando ele concluir todo o processo lá, nós adicionamos o número na plataforma normalmente como Web.
O que é WABA?
WABA é a abreviação para WhatsApp Business API, também conhecido como WhatsApp Business Account. Essa versão do WhatsApp é provida e mantida diretamente pela Meta, e o número é armazenado diretamente nos servidores em nuvem do WhatsApp, com o intuito de prover maior liberdade e segurança para empresas durante a comunicação com os seus clientes. A versão de WhatsApp mais conhecida é a que o aplicativo fica instalado em um aparelho, seja o Whatsapp Messenger (para uso pessoal e mais comum) ou o Business (para uso comercial). No caso do WABA, o número é migrado para uma versão em nuvem, e não é necessário um aparelho.
Vale lembrar que o WABA não substitui a necessidade de manter o número ativo na operadora. Apenas a conta do WhatsApp é migrada para a nuvem, então o número ainda precisará estar no nome da empresa, ativo na operadora. Outras funções do número como chamadas e SMS não tem relação com o uso do WABA.
Produtos do WhatsApp
A META disponibiliza três produtos de WhatsApp.
WhatsApp Messenger: popularmente conhecido como "normal" e voltado principalmente para o uso pessoal.
WhatsApp Business: voltado para pequenas e médias empresas, e muito utilizado por empresas que estão começando a utilização dessa ferramenta como canal de comunicação com clientes.
WhatsApp Business API: focada no uso comercial para médias e grandes empresas, e normalmente utilizado por empresas que tem maiores fluxos de comunicação e já tem um contato via WhatsApp como meio de comunicação principal. Nessa versão API, o número WhatsApp fica hospedado em uma provedora, e as interações são feitas através de uma plataforma conectada à provedora.
A hospedagem do número é realizada pelo parceiro GupShup. Eles são o provedor, então o disparo e recebimento de mensagens é gerenciado por eles. Já a apresentação e interação com esses dados é feita pelo ChatGuru, que se conecta à API do WhatsApp.
Principais benefícios
Dentre os vários benefícios da versão WABA, listamos alguns abaixo:
Estabilidade na conexão: por não precisar estar instalado em um aparelho, essa versão não depende da conexão de internet nem da limitação por hardware dos aparelhos.
Risco menor de banimento: um número WABA possui maior liberdade para o envio de propagandas e disparos de mensagens simultâneas e em massa, devido a política de mensagens e uso de templates. Além disso, se o número estiver infringindo alguma política do WhatsApp, antes de ser feito o banimento, o WhatsApp notifica o ocorrido e solicita que as atividades do número se adequem às políticas e termos de uso.
Chats ilimitados: o número pode receber e manter inúmeras conversas, possibilitando um crescimento infinito da base de leads.
Suporta grandes fluxos de atendimento: as mensagens são enviadas instantaneamente e sem filas de envio.
Empresa homologada junto a Meta: a empresa vai possuir um cadastro junto ao Facebook, por meio de sua Business Manager, onde poderá gerenciar suas contas vinculadas a Meta. Apesar de estar homologado na Meta, ter um número WABA não significa ser verificado com o selo, mas pode auxiliar no processo de solicitação do mesmo.
1000 primeiras sessões de serviços(receptivas) gratuitas: a quantidade é renovada mensalmente e não é cumulativa.
Leads oriundos de campanhas da Meta trazem vantagem: a primeira sessão é gratuita para leads oriundos de campanhas de anúncios patrocinadas META (botão "clique para WhatsApp" do Instagram e Facebook).
Envio de mensagem com botões: é possível enviar Templates (mensagens pré aprovadas pelo WhatsApp) com botões clicáveis, facilitando os atendimentos para os clientes.
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Regras para utilização
Diferente das versões de aplicativo, o WABA possui algumas restrições, limitações e regras específicas para o seu uso, são elas:
Somente números com a verificação em duas etapas podem se tornar WABA.
É necessário ter a BM verificada na Meta.
É necessário ter uma conta com um provedor autorizado pelo WhatsApp para usar um WABA. Na ChatGuru utilizamos a GupShup.
Um WhatsApp que se torna WABA somente poderá voltar a ser um WhatsApp Normal ou Business após 30 dias sem envios ativos (Templates).
O número WABA sempre estará na versão mais estável do WhatsApp, não tendo acesso a recursos em fase Beta.
A versão WABA não tem recurso de aplicativo WhatsApp ou WhatsApp WEB.
A versão WABA não tem a possibilidade de:
Publicação de status;
Chamadas de voz ou vídeo;
Participação em grupos;
Visualização da imagem de perfil do seu cliente;
Responder mensagem selecionada.
Não possibilita interação entre números WABA (por exemplo: de um número WABA falar com o número WABA da ChatGuru).
Os tipos de mensagens padrão e as categorias
Além das mensagens comuns, como textos e arquivos (imagens, vídeos, áudios, documentos), no WABA também é possível enviar Templates, que são mensagens padronizadas certificadas pela Meta. Os Templates são utilizadas para iniciar conversas com clientes novos ou sem conversa recente.
Sessões e Templates
As conversas com clientes são baseadas em sessões, que possuem uma janela de 24h desde a última mensagem do cliente e, após o fim desse período, é necessário iniciar uma nova janela de conversação para continuar a comunicação com o chat.
Por exemplo, se você possui o número do cliente fictício "Eduardo" na sua base de leads e deseja entrar em contato com ele, tendo mais de 24h da última mensagem enviada por ele, não será possível retomar essa conversa com qualquer tipo de mensagem, como é na versão padrão ou business do aplicativo. Será necessário enviar um template, e aguardar o retorno do cliente, para reiniciar uma nova sessão de conversação.

O template é uma mensagem modelo, pré-aprovada pela META, que pode ser enviada para o cliente (chat) nos casos em que não há sessão aberta com o cliente. Com a sessão ativa, você poderá enviar qualquer tipo de mensagem durante o atendimento.
As sessões também podem ser iniciadas pelo próprio cliente quando ele envia uma mensagem para o seu número, então enquanto ele continuar respondendo as mensagens, não será necessário reenviar um template.
O template pode ser criado na ChatGuru ou na GupShup, e após submeter para a avaliação do WhatsApp, é necessário aguardar a aprovação do modelo para utilizar nos atendimentos. Caso a mensagem não seja aprovada, é possível reajustar a e enviar novamente para o WhatsApp.
Categorias e precificação dos Templates
Atualmente os Templates são categorizadas pela META, dependendo do seu conteúdo, em 4 categorias diferentes, cada um tem um custo específico definido pelo próprio WhatsApp. Todas as categorias valem para a janela de conversação com duração 24hrs. ⏰
🆘 Serviço
As conversas da categoria de serviço, também conhecida como sessão receptiva, são voltadas para o esclarecimento de dúvidas ou resolução de problemas do cliente. Por exemplo, os leads entram em contato com o número WhatsApp da empresa de forma orgânica, a empresa ao responder estará abrindo a sessão e gerando a tarifação.
Custo por sessão:$0,0300
✔️ Mensalmente as 1.000 primeiras sessões de serviços serão gratuitas.
Acesso gratuito
Os leads oriundos de campanhas de anúncios patrocinados nas redes da META, do botão clique para WhatsApp do Instagram e Facebook, possuem a primeira sessão gratuita e com duração de 72h.
🛒 Marketing
As conversas de marketing incluem promoções ou ofertas, atualizações informativas ou convites que incentivam uma resposta ou ação do cliente.
Custo por sessão:U$0,0625
Exemplos de Templates da categoria marketing:
1️⃣ "Desculpe pela demora. Meu nome é XXX. Como posso ajudar você hoje?" 2️⃣ "Não se esqueça! Somente hoje, ganhe pontos em dobro nas suas compras. Visite a loja mais próxima e use seu número de telefone na finalização da compra."
💬 Utilidade
As conversas de utilidade facilitam uma transação ou solicitação específica e acordada de antemão, ou fornecem informações ao cliente sobre uma transação em andamento. Isso inclui confirmações e atualizações de uma transação e/ou notificações pós compra. Custo por sessão:$0,0350
Exemplos de Templates da categoria utilidade:
1️⃣ "Agradecemos sua reserva. Até a semana que vem!" 2️⃣ "Lembrete: você tem uma consulta agendada para terça-feira às 13h."
🔐 Autenticação
As conversas de autenticação permitem que você confirme a identidade de um usuário utilizando códigos de acesso descartáveis em várias etapas do processo de login. Por exemplo, verificação e recuperação da conta ou desafios de integridade.
Custo por sessão:U$0,0315
Exemplo de template categoria autenticação:
1️⃣ "XXXX é seu código de verificação."
Atenção! Os valores descritos acima estão sujeitos a variações. Para mais informações consulte o suporte da ChatGuru.