✅Ativação do número WABA - WL
Nessa página você encontrará o passo a passo das etapas de uma ativação do número WABA. Esse passo a passo vai da criação de uma conta dentro da GupShup, até a explicações adicionais do uso da conta com um número já ativo.
Criando a conta na GupShup
O primeiro passo será criar a conta do cliente na GupShup. O cliente poderá apresentar a sua tela no Google Meet. É recomendado que ele apresente a tela inteira pois serão abertas guias secundárias durante o processo.
Isso será feito diretamente no site da GupShup:
**🔗 https://www.gupshup.io/pt** ⭐ O cliente pode salvar esse site em seus favoritos pois será utilizado para todo o controle dos aplicativos WABA.
O primeiro passo será clicar em Entrar.

Se o cliente já tiver uma conta criada, basta digitar seus dados. Caso não possua conta, ele poderá logar com alguma conta do Google, Facebook, GitHub ou criar uma conta do zero.

É importante frisar com o cliente que essa conta será utilizada para qualquer alteração em seu aplicativo WABA, desde alterações na descrição e foto de perfil da conta de WhatsApp até criação de templates e inserção de saldo.
Se a conta for criada em um e-mail pessoal ou utilizando a conta Google pessoal do administrador, apenas com seu login e senha pessoal será possível entrar no ambiente da GupShup e realizar essas alterações.
Caso mais de uma pessoa deva ter acesso a isso, é recomendado a criação utilizando um e-mail comum entre os responsáveis.
Ao criar uma nova conta do zero, o cliente receberá um código no e-mail para verificação e deverá seguir os passos indicados no e-mail.

Caso escolha a opção de iniciar com uma conta do Google, por exemplo, deverá clicar na opção “Yes, by an ISV/Patner”. As outras opções podem gerar erros no processo.

✅ Pronto, a conta já foi criada! Agora o aplicativo será criado e serão feitas configurações nesse aplicativo para que tudo funcione conforme o esperado.
Criando o aplicativo na GupShup
Está é a visão que o cliente terá de seu painel da Gupshup, ele pode acessar essa tela clicando em WhatsApp. Para iniciar a criação do aplicativo, deve clicar no botão + Criar app.

A próxima opção selecionada será API de acesso.

O cliente poderá criar o nome do app de sua conta. Esse nome não pode ter espaçamento e nem caracteres especiais.

Dica: Registre em suas anotações o nome do aplicativo que o cliente utilizou. Esse nome será útil no momento da configuração do aplicativo.
Pronto, app criado! Agora sempre que o cliente estiver no painel e quiser entrar em seu aplicativo, basta clicar no nome do app. Clicando no nome, vamos partir para a configuração.

Será necessário configurar o aplicativo para que tudo funciona conforme o esperado. O primeiro passo é abrir o setor de Mecanismos de Onboarding, localizado na aba Opções de optin.

O idioma deve ser alterado para Portuguese e a opção de mensagem automatizada de opt-in deve ser desativada.

Na aba Configurações as mensagens de template devem estar ativas e o parceiro deve ser adicionado com o código 89 nos dois campos disponíveis.


Finalizando essa etapa na aba Configurações, deve-se seguir para a aba ao lado: Webhooks.
Utilizando o nome do aplicativo que o cliente criou e você salvou (o nome ficará localizado no canto superior esquerdo, ao lado da opção Painel), será preciso atualizar a URL de acordo com o modelo abaixo:
https://api.chatguru.cloud/waba-inbounder?appNumber=[número do servidor]&appId=[nome do aplicativo]
O link base sempre será o mesmo, mas o número correspondente ao servidor e o nome do aplicativo devem ser atualizados.
Esse link será encaminhado ao cliente, que deverá adicionar na URL de callback e clicar em definir. Após isso, aparecerá a mensagem verde de sucesso abaixo da URL.

Ao final dessa página, basta selecionar todas as opções disponíveis para eventos de mensagens

Configurações do aplicativo finalizadas! Agora se iniciará a ativação do aplicativo e vinculação dele ao BM do cliente.
Ativando o aplicativo e vinculando à BM da empresa
Para ativar o app é preciso retornar ao menu WhatsApp e clicar em Ativar.

Isso abrirá uma janela pop-up. Caso não apareça no compartilhamento do cliente, solicite que compartilhe a tela completa.
Se o cliente estiver transformando um número Web em WABA, será necessário escolher a opção “Novo número de telefone”. Caso o número já seja WABA e esteja em outra plataforma, a opção “Migrar um número de telefone ativo” será usada.

A forma que a conta WABA será criada deve ser através do Onboarding instantâneo com o Facebook Embed.

Agora serão ajustadas algumas configurações de idiomas e dados do responsável. Na etapa Aceitar tabela de preços o país Índia deve ser mantido no armazenamento de dados, mas o destino para a taxação precisa ser alterado para Brazil.

Ao final de cada etapa é necessário clicar no botão Proceder no final da página.
A etapa inserir detalhes servirá para a GupShup saber quem contatar quando houver alguma informação a ser passada sobre a conta WABA.

Na etapa Visualizar, será verificado o e-mail utilizado anteriormente. O e-mail pode ter sido verificado automaticamente e nenhum código será necessário. Mas se o e-mail não for verificado de maneira automática, o cliente receberá um código OTP (One Time Password) em seu e-mail e deverá preenchê-lo para prosseguir.

Após a confirmação, surgirá a opção de continuar com o Facebook.

Neste momento o cliente deve acessar seu Facebook, através de seu acesso de administrador do gerenciador de negócios.

Após logar deve-se seguir as etapas. Basta prosseguir até o momento de preenchimento dos dados da empresa.


O cliente precisará selecionar a BM em que deseja inserir o número.

Caso não tenha uma conta empresarial criada, poderá ser criada no próximo passo. ⏩
Criando a conta WABA
A partir de agora será necessário criar uma nova conta e um novo perfil.

É importante explicar ao cliente cada campo:
→ Nome da conta do WhatsApp Business Nome dado ao número dentro do gerenciador de negócios. Irá facilitar a localização do número caso o cliente tenha a intenção de ter dois ou mais números WABA registrados na mesma BM.
⚠️ Esse nome não fica visível para o cliente.
→ Nome de exibição do perfil do WhatsApp Business
Também conhecido como display name ou nome de exibição, esse é o nome da empresa que ficará disponível para o cliente dentro do WhatsApp.
→ Categoria
Categoria de negócio da empresa. Se o cliente não localizar uma categoria que se enquadre, é possível sugerir as opções “serviços profissionais” ou “outros”.
→ Descrição Descrição sobre a empresa para a Meta. Não aparecerá para o cliente e pode ser preenchida posteriormente. A descrição que aparecerá para o cliente será criada dentro do perfil da GupShup quando o número estiver ativo.
→ Site
Estará preenchido com o site que está na BM da empresa, mas é necessário conferir se o site está atualizado e ativo.
Todos os campos deve ser preenchidos pelo cliente de acordo com as orientações.

Conta criada! Agora se iniciará a ativação do número WABA.
Ativando o número
Se o cliente ainda estiver com a conta de WhatsApp ativa, este é o momento de apagar a conta.
Isso deve ser feito dentro do aplicativo do WhatsApp no aparelho: 3 pontinhos > Configurações > Conta > Apagar conta
A conta costuma demorar cerca de 3 minutos para ter o processo finalizado e ser possível prosseguir com a ativação WABA.
Após preencher o campo de DDI e número, o cliente poderá escolher se deseja receber um SMS ou ligação telefônica com o código OTP. Esse código será enviado para o aparelho que está com o chip do número que será WABA.
Em caso de número VOIP, ele precisa estar ativo e o código será enviado por ligação. Se houver um sistema PABX no número (central telefônica que atende ligações), será necessário desativar para receber o código.
Esse momento exige um pouco de paciência pois o código de ativação pode demorar para chegar e/ou necessitar de soluções intermediárias para concluir a etapa.

Caso apareça uma mensagem indicando que não é possível concluir pois a conta de WhatsApp está ativa, é recomendado fechar a guia e reiniciar o processo. Se o erro persistir, tente enviar uma mensagem para o WhatsApp Web do número para checar se a conta foi excluída de fato. 😉
O principal erro nesse momento é o aparelho não receber o código OTP.
Tentativas de solução:
Garantir que o chip esteja funcionando. Isso pode ser feito através de uma ligação para o número, por exemplo.
Reiniciar o aparelho.
Fechar a guia anterior e refazer o processo.
Trocar de número.
Com o código confirmado, o cliente pode clicar em Continuar.

E depois Concluir
